segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

projeto animais

PÚBLICO ALVO: Alunos do 2° ano do Ensino Fundamental.

PERÍODO: 05 dias

OBJETIVOS:

Ao término da semana espera-se que o aluno tenha adquirido algumas habilidades como:

• Estabelecer as diferenças existentes entre os animais domésticos e selvagens;

• Reconhecer a importância da correta alimentação para a manutenção da saúde animal;

• Descrever as características físicas dos animais domésticos e selvagens;

• Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura;

• Expressar-se oralmente demonstrando clareza, coerência, seqüência lógica e consistência argumentativa;

• Utilizar corretamente materiais simbólicos em atividades que envolvam a apreensão do conceito de número;

• Demonstrar criatividade e preocupação estética em atividades que envolvam desenho, pintura e dobradura;

• Participar de atividades lúdicas e recreativas que possibilitem o aprimoramento da expressão gestual e corporal, demonstrando ritmo e coordenação motora ampla.

CONTEÚDOS:

• Animais domésticos e selvagens

• Alimentação dos animais

• Características físicas dos animais

• Utilidades dos animais

• Expressão oral

• Conceito de número

• Classificação

• Coordenação motora-fina, desenho pintura, dobradura

• Expressão gestual e corporal

• Ritmo

• Coordenação motora

PROCEDIMENTOS:

Rotina:

• Todos os dias fazer leitura compartilhada de uma história e/ou o canto de uma música envolvendo o tema gerador e o registro da pauta do dia, na lousa.

2ª feira:

• Conversa informal com os alunos sobre animais domésticos e selvagens, em seguida levantar algumas questões como:

- Vocês têm alguns animais em casa?

- Qualquer animal pode ser criado em casa? Por quê?

- Que cuidados precisam ter com os animais que criamos em casa?

- E os que não podem como são chamados?

Logo após serão distribuído revistas aos alunos para que recortem figuras de animais para montagem coletivamente dois painéis classificando os animais recortados em domésticos e selvagens.

Em seguida far-se-á coletivamente uma lista com os nomes dos animais dos painéis, explorando as relações existentes entre grafemas e fonemas.

Solicitar-se-á aos alunos que após a leitura/pseudoleitura dos nomes dos animais, os registros no caderno.

No decorrer do registro, far-se-á o atendimento constante aos alunos.

Finalizando a aula, serão distribuídos massas de modelar aos alunos para que modelem os animais de sua preferência.

3ª-feira:

• Dando continuidade ao tema “animais” será enfatizado sobre a alimentação dos mesmos através de uma conversa informal com os alunos, mediante os seguintes questionamentos:

- Todos os animais que vocês conhecem se alimentam da mesma forma?

- De que se alimentam os animais que vocês tem em casa?

- E a maioria dos animais selvagens de que se alimentam?

- Como o leão e a girafa conseguem se alimentam?

- Vocês sabem como são chamados os animais que se alimentam exclusivamente de carne?

- E os que se alimentam tanto de carne quanto de vegetais? Como são chamados?

- Há animais que se alimentam tanto de carne quanto de vegetais? Como são chamados?

Em seguida distribuir-se-á retângulos de papel sulfite para que desenhem o animal que desejarem.

Logo após um aluno de cada vez fará a exposição do seu desenho, classificando-o quanto a sua alimentação e colando-o em um dos cartazes.

Para ilustrar o assunto, far-se-á a exibição do vídeo “O Rei Leão”.

Com base no vídeo, proceder-se-á a produção coletiva de um texto, questionando os aspectos estruturais do mesmo.

Após a produção os alunos registrarão o texto no caderno, ilustrando-o.

Concluindo os alunos desenvolverão a atividade abaixo relacionando os animais à quantidade de alimentos ingeridos por eles.

4ª-feira:

• A turma será organizada em circulo para o desenvolvimento da brincadeira “batata-quente”.

Será entregue aos alunos uma caixa contendo gravuras de animais que deverá circular entre eles ao som de uma música.

Ao cessar a música acriança que estiver com a caixa, deverá pegar a figura de um animal e descrever oralmente as características físicas observadas no mesmo.

No decorrer da brincadeira será levantada algumas questões comparando as diferenças existentes entre os animais.

Para ilustrar serão distribuídas atividades aos alunos, contendo adivinhas, enfatizando as características físicas de alguns animais, para que os identifiquem, escrevam seus nomes e os ilustrem.

5ª-feira:

• Para abordar o tema “utilidade dos animais” será realizado a exploração de um painel.

Após a exploração oral, os alunos receberão uma atividade mimeografada, referente ao assunto abordado para que a desenvolvam.

6ª-feira:

• A turma irá para o laboratório de informática, onde de dois em dois, utilizarão o computador, trabalhando no programa Paint, onde desenharão livremente, conforme suas imaginações. Estes desenhos deverão estar relacionados com o tema estudado.

Em seguida cada dupla poderá conectar-se a Internet (sob orientação da professora), e entrarão em sites que permitam que eles ampliem seus conhecimentos em relação ao tema estudado.

Após far-se-á questionamentos sobre as páginas visitadas, onde irão expor suas opiniões.

Logo após os alunos receberão quadrados de papel espelho para confecção a de dobraduras de alguns animais da música (cachorro, gato, girafa, elefante), montando um painel com os mesmos.

Recursos:

• Lápis de cor

• Tesoura

• Cola

• Régua

• Revista

• Papel sulfite

• Papel espelho

• Estêncil

• CD

• Aparelho de som

• DVD

• Papel pardo

• Fita adesiva

Avaliação:

Os alunos serão avaliados mediante a observação constante da atenção, interesse, participação, preocupação estética e envolvimento em todas as atividades propostas.

Um comentário: